Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no varejo se mantém estáveis em maio, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio


 


Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o volume de vendas do varejo apresentou estabilidade (0,0%) no mês de maio, na comparação com abril. Já o varejo ampliado, que inclui os setores de Veículos e Materiais de Construção, apresentou queda de -0,8% na comparação entre maio e abril.


         Nessa base de comparação seis setores apresentaram queda no volume de vendas, são eles: Tecidos, Vestuário e Calçados (-2,6%); Artigos Farmacêuticos, Med., Ortop. E de perfumaria (-2,6%); Livros, Jornais, ver. e Papelarias (-2,2%); Equip. e mat. para escritórios informática e comunicação (-2,0%);  Material de Construção (-1,9%); e outros arts. De uso pessoal e doméstico (-0,9%). Dos setores que apresentaram crescimentos das vendas, o melhor desempenho foi o do Setor de Hipermercados, Supermercados, produtos alimentícios bebidas e fumos, com alta de 1,9%. Em seguida vieram Combustíveis e Lubrificantes (0,6%), Móveis e Eletrodomésticos (0,4%) e Veículos e motos, partes e peças (0,4%).


         No acumulado do ano o comércio varejista apresentou alta de 3,3% e no acumulado dos últimos doze meses a alta foi de 6,1%. Esses resultados mostram que o momento atual do comércio varejista é muito positivo, no que tange o volume de vendas, e que, mesmo não alcançando um resultado tão expansivo como em 2012, o comércio deve ter um crescimento significativo em 2013.