Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Funcionamento do comércio no feriado indica aumento nas vendas de Natal em BH

Apoio ao Comércio

O feriado desta quarta-feira, 8, promete ser de grande movimentação nos centros comerciais da capital. Um dia após o pagamento dos salários, inclusive o do funcionalismo público estadual que, após seis anos, voltou a receber integralmente, a expectativa dos lojistas é que a data atraia consumidores dispostos a antecipar as compras de Natal e também realizar pesquisas de preços.

“Somente na capital mineira, o estado possui mais de 100 mil servidores entre ativos e inativos, o que significa uma folha salarial de quase R$800 milhões. Certamente, a integral deste montante na economia da capital será de extrema importância para a retomada que estamos construindo. Com o salário pago em dia, as pessoas poderão se programar melhor para realizar as compras”, analisa o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

A expectativa da entidade é que os consumidores aproveitem o feriado para iniciar as compras de fim de ano com mais tranquilidade. “Sabemos que muitas pessoas preferem realizar as compras com antecedência e, felizmente, o feriado coincidiu próximo ao quinto dia útil. Além disso, é também uma excelente oportunidade para fazer pesquisas de preços e listas as compras necessárias”, avalia Souza e Silva.

Além do pagamento salarial desta terça-feira, no dia 15 de dezembro, os servidores estaduais também irão receber o 13º salário de forma integral, o que também irá impactar nas vendas. A estimativa é que o pagamento da folha injete na economia do estado quase R$2,5 bilhões.

Ainda segundo o presidente da CDL/BH, a folha salarial do Estado vem contribuindo para a retomada da economia na cidade. “Desde a retomada do pagamento integral dos salários dos servidores estaduais, no mês de agosto, o comércio vem sentindo um impacto positivo. Os funcionários do estado estão com maior poder de compra e podendo se organizar melhor com o salário integral em mãos. Isso faz muita diferença nesse processo de retomada”, ponta o dirigente.

Dicas para os consumidores

De acordo com o presidente da CDL/BH é preciso cautela na hora das compras. O consumidor deve estar atento aos seguintes pontos:

-Não comprar por impulso;

-Definir com antecedência quais presentes serão comprados;

  • Delimitar um limite de gastos, que não deve ultrapassar 20% do salário;

-Preferir pagamento à vista para evitar dívidas futuras;

  • Estar atento às taxas de juros e não comprometer a renda em longas prestações.

Lojistas atentos à segurança

A CDL/BH é parceria da Polícia Militar na Operação Natalina, que visa coibir ações criminosas durante o período de festividades. As entidades vêm realizando um trabalho de conscientização e dicas de segurança aos lojistas. Dentre elas estão:

-Análise do comportamento dos clientes;

-Comportamento dos colaboradores para coibir ações criminosas;

-Instalação de equipamentos de segurança em pontos estratégicos;

-Trabalho de proteção conjunta do entorno do comércio;

  • Disposição segura de produtos e caixa da loja.