Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no varejo nacional variam 0,7% em novembro, segundo IBGE

Apoio ao Comércio


Segundo os dados da última Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo no âmbito nacional cresceram 0,7% em novembro na comparação com o mês imediatamente anterior.


Em relação a novembro de 2012, o crescimento foi de 7,0%. Com isso, o acumulado das vendas até novembro de 2013 apontou variação de 4,3% ante o ano anterior, enquanto o acumulado de 12 meses variou de 4,4% comparado aos 12 meses anteriores.


O varejo ampliado, em que estão incluídas as vendas de veículos e materiais de construção, apresentou crescimento de 1,3% no mês de novembro na comparação com outubro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (novembro de 2012), o crescimento foi de 5,7%. Desta forma, o acumulado do ano no comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 3,6% até novembro de 2013 ante o mesmo período do ano anterior, e o acumulado em doze meses cresceu 3,8% em relação aos 12 meses anteriores.


Ainda de acordo com o IBGE, as vendas no varejo em Minas Gerais apresentaram variação de 5,3% em novembro de 2013 ao mesmo mês do ano anterior. Já o varejo ampliado apresentou variação de -2,9% nesta base de comparação. O acumulado ano e o acumulado de doze meses para as vendas no varejo do estado foram de 0,9% e 0,8% respectivamente, enquanto no varejo ampliado as variações foram de 0,0% e -0,1%, nesta ordem.