Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no varejo nacional crescem 0,5% em setembro, segundo IBGE

Apoio ao Comércio


De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, o volume de vendas no comércio varejista nacional apresentou crescimento de 0,5% no mês de setembro em relação ao mês imediatamente anterior. Já o comércio varejista ampliado, no qual estão incluídas as vendas de materiais de construção e veículos, apresentou queda de -0,7%, influenciado pelo desempenho negativo deste último setor (queda de -5,1% em relação a agosto). Os setores com melhor desempenho nesta base de comparação foram “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+2,4%), “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+1,3%) e “livros, jornais, revistas e papelaria” (+0,9%).


A variação do volume de vendas em setembro de 2013 ante o mesmo mês do ano anterior (setembro de 2012) foi positiva tanto para o comércio varejista como para o varejo ampliado, que apresentaram crescimentos de respectivamente 4,1% e 7,5%. Nesta base de comparação, os setores com melhor desempenho foram “equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (+16,5%); “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+14,8%) e “veículos, motos, partes e peças” (+13,9%).


No acumulado do ano, o comércio varejista restrito e o ampliado mostraram percentuais de crescimento próximos, da ordem de 3,9% e 3,6%, respectivamente. Os setores com maiores variações positivas neste âmbito foram “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+10,3%), “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (+9,5%) e “material de construção” (+7,3%).


Em Minas Gerais, o volume de vendas no comércio varejista restrito variou 1,2% na comparação de setembro de 2013 com o mesmo período do ano anterior, acumulando crescimento de 0,3% no ano. O comércio ampliado apresentou crescimento de 0,5% comparado a setembro de 2012, acumulando uma variação positiva de 1,0% em 2013.