Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no varejo crescem 0,8%

Apoio ao Comércio


O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou uma alta de 0,8% em abril comparado ao mês anterior. Na comparação com o mês de abril de 2011, o crescimento foi de 6,0%; em 2012, o indicador acumula alta de 9,2%, e na comparação de 12 meses, houve aumento de 7,1%.


Dos dez setores avaliados pelo IBGE, oito mostraram aumento no volume de vendas em abril em relação a março. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram: combustíveis e lubrificantes (+2,5%); material de construção (+1,8%); móveis e eletrodomésticos (+1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+1,3%) e tecidos, vestuário e calçados (+1,1%). Em contrapartida, os setores que apresentaram queda foram: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,9%).


Este resultado reflete a política do governo de incentivo ao consumo por meio da redução do IPI e IOF para móveis, eletrodomésticos e luminárias, expansão da oferta de crédito e redução da taxa de juros, bem como a estabilidade do emprego e do crescimento da renda.


Em Minas Gerais, o comércio varejista apresentou crescimento de 1,4% na comparação com abril de 2011. O acumulado do ano apresentou uma alta de 5,6%, e o acumulado de 12 meses, alta de 7,2%.