Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no Varejo crescem 0,8% em outubro, segundo o IBGE.

Apoio ao Comércio


De acordo com a última Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio varejista brasileiro cresceu 0,8% em outubro na comparação com o mês anterior; com isso, o acumulado de 2012 se estabeleceu em 8,9%, e o acumulado de doze meses, em 8,5%. A receita nominal das vendas, por sua vez, apresentou crescimento de 1,1% em relação ao mês anterior, com o acumulado do ano se estabelecendo em 12,3%, e o acumulado de 12 meses, em 12,0%.


Dentre os dez setores avaliados, sete apresentaram variação positiva em relação a setembro, a saber: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,4%); veículos e motos, partes e peças (13,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (5,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,3%); Material de construção (2,8%); móveis e eletrodomésticos (1,4%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%). Os setores que apresentaram queda foram: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%); combustíveis e lubrificantes (-0,3%); e tecidos, vestuário e calçados (-2,2%).


Já o varejo ampliado; que contém, além dos dez setores anteriormente citados, os setores de Veículos, motos, partes e peças e Material de Construção, apresentou crescimento de 8,0% na comparação com setembro. O acumulado do ano se estabeleceu em 8,5%, e o acumulado de doze meses, 7,6%. A receita nominal de vendas nesta categoria apresentou crescimento de 4,7% em relação ao mês anterior, com o acumulado do ano se estabelecendo em 9,7%, e o acumulado em doze meses, 9,1%. Nota-se que os setores de veículos e de material de construção exercem um significativo impacto no comércio varejista de modo geral, o que pode ser justificado pela redução do IPI para ambos os setores, além de menores taxas de juros.