Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no Varejo Ampliado crescem 0,3% em janeiro, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio

De acordo com a última Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio varejista ampliado (que inclui as vendas de veículos e material de construção) cresceu 0,3% em janeiro na comparação com dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2012), a variação foi de 7,1%; com isso, o crescimento em doze meses foi de 7,9%.


Dentre os dez setores contemplados pela pesquisa, todos apresentaram variação positiva nos últimos doze meses, a saber: móveis e eletrodomésticos (11,5%, reflexo da redução do IPI para o setor); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,0%); material de construção (7,8%); combustíveis e lubrificantes (7,6%); veículos, motos, partes e peças (7,3%); equipamentos para material de escritório, informática e comunicação (5,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,9%); tecidos, vestuário e calçados (3,7%).


Em Minas Gerais, o comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 6,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e o acumulado em doze meses apresentou crescimento de 5,9%. As variações nos âmbitos nacional e estadual nos últimos doze meses foram menores do que em Belo Horizonte, que fechou o ano de 2012 com crescimento de 9,17% (Termômetro de vendas – CDL/BH), demonstrando que a importância do setor na capital mineira.