Varejistas precisam pensar como empreendedores

Uma das sessões que mais atraiu público nesta edição do Big Show da NRF 2017 foi o painel com o CEO da Container Store e Chairman da NRF, Kip Tindell, e o fundador do Virgin Group, Sir Richard Branson.

Branson, cujo grupo controla mais de 400 companhias, compartilhou alguns insights e lições aprendidas como, por exemplo, a importância das empresas terem mais mulheres em seus conselhos de administração. "Na Virgin, nossas mulheres são tão boas profissionais quanto os homens, especialmente nas operações que envolvem varejo. Eu acho que as mulheres entendem os consumidores melhor do que os homens. É bizarro não ter mais mulheres à frente de empresas de varejo", declarou, afirmando que seus grupos possuem 40% ou 50% de mulheres em seus conselhos de administração.

O fundador do Virgin Group abriu o painel com uma história curiosa: anos atrás, ele fez uma brincadeira de 1º de abril e disse à imprensa que havia criado uma caixa capaz de armazenar uma quantidade enorme de músicas – a qual ele chamou de "music box". "Mas o Steve Jobs levou isso muito à sério, mandou sua equipe trabalhar no iPod e isso ajudou a quebrar as lojas da Virgin que vendiam música", relembrou, afirmando, no entanto, que o episódio lhe deixou uma lição: "Sua empresa precisa se renovar constantemente, caso contrário é o seu concorrente quem vai fazer isso".

Branson, que revelou ser disléxico, afirmou que aprendeu a delegar muito cedo: “Eu sou muito sortudo por ter aprendido muito cedo a importância de se delegar. Muitas pessoas, quando estão construindo seus negócios, pensam que têm que fazer tudo sozinhas. Aprendi muito rápido a encontrar pessoas melhores do que eu para tocar as empresas. Como sou disléxico, e, por mais bizarro que isso pareça, acho que o fato de eu ser disléxico me ajudou porque eu precisava achar outras pessoas para cumprir as metas e não podia tentar fazer tudo sozinho".

Outro insight importante deixado pelo empresário, foi com relação ao papel do líder: "Eu também sou muito bom em deixar que as pessoas cometam erros, mas também em deixá-las fazerem boas coisas e não sair tentando arrancar a cabeça delas. Eu acredito muito que um líder precisa valorizar as pessoas o máximo possível, não criticá-las. Você precisa procurar o melhor nas pessoas. Acho que temos uma equipe muito grande na Virgin e nos divertimos muito, pois temos tanta diversidade de empresas que ninguém fica entediado de trabalhar conosco. Se a Virgin Atlantic é o piloto, talvez eles deixem que você seja um astronauta em uma empresa de foguetes. Então nós movemos as pessoas entre as empresas e isso nos ajuda a manter pessoas excelentes na Virgin".

Por fim, Branson contou como a Virgin faz para selecionar seus profissionais, e relembrou, até, uma ocasião em que se disfarçou para entrevistar seus candidatos: "Muitas pessoas chegam até nós por recomendação. Se alguém que trabalha pra você e é muito bom no que faz te recomenda alguém, é bem provável que essa pessoa vai ser ótima também. Quando você entrevista as pessoas, é difícil de antecipar quão boa essa pessoa vai ser. Às vezes você pode até conseguir ver isso em alguém, mas no geral é bem difícil. Uma vez, nós tínhamos várias pessoas a serem entrevistadas para cargos importantes na Virgin, então eu pedi para uma empresa de filmes me maquiar e me disfarcei como se fosse uma pessoa bem mais velha. Fiquei disfarçado de motorista de táxi em um carro preto. Fui para o aeroporto para buscar essas pessoas. Eu tinha uma bengala e fingi que mal podia andar, e ainda assim alguns deles insistiram para que eu carregasse suas malas. Eles voltaram imediatamente para casa. Alguns foram bem grossos comigo, e foram enviados de volta imediatamente. Mas uma garota chamada Sara acabou tendo uma carreira de muito sucesso liderando uma empresa. Enfim…essa foi uma forma divertida de entrevistar pessoas e de conhecer a pessoa de verdade. Talvez se a pessoa chegar para ser entrevistada, você pode estar esperando na recepção e iniciar uma conversa antes dela entrar para a entrevista. Isso poderia ser um jeito divertido. Eu gosto desse tipo de coisa", finalizou.

FONTE: ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção)