Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Último Relatório Focus do ano prevê crescimento do IPCA em 2012

Apoio ao Comércio


O relatório Focus, produzido semanalmente pelo Banco Central com as previsões do mercado para inflação, PIB, dólar e SELIC, entre outros, estimou um crescimento do IPCA de 0,68% no mês de dezembro.


Com este valor, a previsão do crescimento do índice no acumulado de 2012 chegou a 5,71%. Esta é a quarta semana seguida de aumento. Para 2013, a previsão está em 5,47%, começando janeiro com uma alta de 0,75%. O valor de janeiro está acima do observado no mesmo mês de 2012, onde ele alcançou crescimento de 0,56%, pressionado por reajustes nos preços dos alimentos, roupas e mensalidades escolares.


O indicador do PIB fechou com previsão de crescimento pouco abaixo de 1%, em 0,98% para 2012. Este valor ficou estável por duas semanas em 1,0% e antes a previsão era de 1,27%. A expectativa para este ano é de 3,30%.


O governo federal espera que para este ano um crescimento acima de 4%, com uma inflação em torno de 4,9%. Para isso, o mercado deve esperar novas medidas de incentivo ao consumo, aliadas com medidas para estimular os investimentos em infra-estrutura. Uma delas, que tem sido muito discutida, é a redução da conta de luz, que impactará de duas formas: diretamente nos custos de produção, incentivando o investimento, e no consumidor final de energia, que pagará menos pelo consumo, ajudando a desacelerar a inflação e levá-la para o centro da meta em 2014.