Turismo em pauta

A CDL/BH recebeu durante a reunião semanal de seu Conselho Consultivo, realizada nesta quinta-feira, 31 de maio, o Secretário Municipal de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, o Vice-presidente do Comtur, Hernani de Castro, gerente do Programa de Turismo da Fiemg, Tadeu Tolentino Neves, e a presidente da Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural (Ametur), Suzana de Souza Lia.

O Secretário Municipal apresentou o 8º Congresso Mundial do ICLEI, que será realizado em Belo Horizonte de 14 a 17 de junho, com a presença de mais de mil pessoas de vários países do mundo para discutir políticas sustentáveis em âmbito local.

ICLEI é uma associação democrática e internacional de governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Mais de 1.200 cidades, municípios e associações fazem parte deste grupo.

O evento será uma preparação para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – que será realizado de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro. Sua missão será levar as contribuições das autoridades participantes, por meio de um documento na Conferência.

Incentivo ao turismo

O gerente do Programa de Turismo da Fiemg, Tadeu Tolentino Neves, esteve na CDL/BH para falar sobre as linhas de fomento ao turismo de negócios e eventos em Minas Gerais que serão disponibilizadas pelo Banco Intemericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo Neves, o edital que deverá ser publicado nos próximos dias, contempla seis linhas de incentivo:  criação de diferenciais competitivos; captação de eventos; promoção de BH na edição anterior do evento captado; ação promocional no Espaço Minas Gerais; missão técnica e empresarial em eventos; e aplicação de pesquisa em eventos.

Podem inscrever projetos nestas linhas os associados da CDL/BH, desde que participem do Programa de Turismo de Negócios.

Mais informações pelo 3249-1854 ou pelo site WWW.turismodenegociosbh.com.br

Homenagem

Durante a reunião, a CDL BH prestou uma homenagem à presidente da Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural (Ametur), Suzana de Souza Lia. A Entidade entregou-lhe uma placa em agradecimento aos serviços prestados pelo turismo mineiro.

O vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha, destacou o trabalho realizado por Lia em prol do turismo mineiro, principalmente o rural.  Segundo ele, a presidente da Ametur lançou o primeiro guia de turismo rural de Minas Gerais, profissionalizou o setor, atua no Fórum Estadual de Turismo desde 2003, e é um exemplo de profissional reconhecida em todo o país. “A senhora tem a vocação de servir, é um exemplo para todos nós, por isso merece o nosso reconhecimento e homenagem”, disse.

A presidente agradeceu pela homenagem, afirmando que a recebia em nome do turismo rural, pois Minas é essencialmente rural. “Essas são as nossas raízes”, disse.