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Transações via smartphones já representam 41% das vendas online

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A plataforma de anúncios para a Internet aberta, Criteo divulgou o relatório Global “Commerce Review”, do segundo trimestre de 2018.




De acordo com a pesquisa, o mobile continua ganhando espaço no mercado brasileiro, impulsionado por um aumento nas compras feitas via smartphones. De maio a junho deste ano, as vendas por celulares e tablets (apps excluídos) chegaram a 43% das transações online. Destas, 41% foram concluídas em telefones móveis.




Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 48% nas compras por meio de smartphones no Brasil. Já as vendas em tablets e desktops tiveram queda de 22% e 18%, respectivamente. Um estudo, que analisa dados de navegação e compras de mais de 5 mil varejistas em mais de 80 países, revela que a adesão à web móvel e à tecnologia dos aplicativos vem crescendo globalmente.




Explicou Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, que “no mundo todo, as preferências dos consumidores têm mudado, à medida que eles se tornam mais dependentes da conveniência e da personalização que as experiências de compra dentro dos aplicativos podem oferecer. Entretanto, é importante que os varejistas tenham em mente que o lançamento de um app não significa necessariamente resultados imediatos. Existe uma forte correlação entre o crescimento de transações nesse canal e varejistas que desenvolvem e se comprometem com uma estratégia contínua de promoção do aplicativo”.




 As principais tendências globais identificadas pelo relatório da Criteo são:




•    As transações concluídas na web mobile, especialmente nos smartphones, continuam a crescer na maioria dos países e regiões.

•    A participação dos aplicativos aumenta constantemente ao longo do tempo para varejistas que promovem seus apps.

•    Varejistas com lojas físicas tendem a ficar atrás de seus concorrentes com presença unicamente online quando se trata de capturar a demanda no aplicativo.

•    Em muitos países, particularmente no norte da Europa e no Japão, as transações mobile representam mais de 50% das transações online

•    A região da Ásia – Pacífico, APAC,  tem sido líder em transações mobile (51%), mas todas as outras regiões acompanham o crescimento, incluindo Oriente Médio e África (47%), Europa (44%), América do Norte (39%) e América Latina (38%).

•    Globalmente, o mobile domina entre os varejistas que promovem seus aplicativos de compra. Nesses casos, a Criteo registrou um aumento de 30% em transações feitas via app em relação ao mesmo período do ano anterior.

•    Varejistas que possuem ou estão considerando um aplicativo de compra têm boas razões para investir na divulgação. Na América do Norte, a taxa de conversão nos aplicativos de compra é mais de três vezes maior que na web mobile.

•    Para os varejistas exclusivamente online que promovem seus aplicativos, 31% das transações são provenientes app.

•    Varejistas com lojas físicas que promovem um aplicativo de compra têm menos transações no app (21%) em comparação com os players online, mas possuem a oportunidade de integrar ainda mais a tecnologia dos aplicativos à experiência dos consumidores antes, durante e depois da visita ao estabelecimento




Para fornecer mais insights acionáveis antes da temporada de compras de fim de ano, a Criteo lançou o Seasonal Sales Dashboard, uma ferramenta que possibilita que os varejistas tenham acesso a uma análise de como os consumidores se comportaram no Brasil e em mais 15 países durante a temporada de 2017. A ferramenta interativa é alimentada por um bilhão de transações de mais de 2,5 mil varejistas. Os usuários podem detalhar o conjunto de dados e classificar por país, categoria de varejo e intervalos de datas entre 1º de novembro de 2017 e 31 de dezembro de 2017.




“Com pouco mais de dois meses até o Natal, os varejistas precisam entender os padrões diferenciados de navegação e compra de seus consumidores no celular para promover experiências que realmente farão a diferença neste final de ano, incluindo a Black Friday. Agora é o momento de ajustar as estratégias com foco em dispositivos móveis para garantir o sucesso da temporada”, afirmou Firmino.

Fonte: Mercado&Consumo