Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Taxa Média de juros sobe para 26,5% em junho

Apoio ao Comércio


 


Segundo a Nota de Politica Monetária e Operações de Crédito, divulgada pelo Banco Central, a taxa média de juros subiu de 25,6% a.a. em maio para 26,5% a.a. em junho. Para as pessoas físicas, a taxa média de juros, no crédito livre, passou de 34,2% a.a. para 34,9% a.a. entre maio e junho, enquanto para as pessoas jurídicas a taxa foi de 18,5% para 19,3%, no mesmo período.


 


Em Abril, o Comitê de Politica Monetária deu inicio a um novo ciclo de aumentos na taxa básica de juros, a Selic. Porém, desde o inicio do ano, os juros cobrados dos consumidores finais continuaram em baixa até o mês de junho.


 


Esse aumento da taxa de juros pode ser explicado pelo aumento da taxa de captação, que passou de 6,8% em maio para 7,6% em junho. Parte desse aumento é compensada via redução do spread bancário, que caiu de 11,3% para 10,9% no mesmo período, porém parte disso ainda é redirecionada par o consumidor final. 


 


Outro fator importante para a definição das taxas de juros é a taxa de inadimplência, que vem mantendo certa estabilidade nos últimos meses. Em junho, a inadimplência ficou em 5,2% ante 5,5% no mês de maio.