Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Taxa de Desemprego recua para 12% no segundo trimestre

Apoio ao Comércio


A taxa de desemprego no Brasil  foi de 12% no trimestre encerrado em junho, abaixo dos 12,7% dos três primeiros meses do ano, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o menor indicador para o trimestre desde o ano de 2016.



A mediana das estimativas de 23 consultorias e instituições financeiras colhidas pelo Valor Data apontava para uma taxa de desocupação de 12,1% nos três meses encerrados em junho. No mesmo período do ano passado, a desocupação chegava a 12,4%.



O número de desempregados — pessoas que procuraram emprego sem conseguir — era de 12,8 milhões de abril a junho deste ano. Esse total é 4,6% menor do que nos três meses imediatamente anteriores e estáveis em relação a igual período do ano passado.



Segundo o IBGE, 1,479 milhão de trabalhadores conseguiram uma ocupação de abril a junho. Dessa forma, a população ocupada (empregados, empregadores, autônomos etc.) chegou a 93,3 milhões de pessoas no país, alta de 1,6% ante o trimestre anterior e de 2,6% em relação ao mesmo período de 2018.



A população fora da força de trabalho — pessoas desempregadas e que não buscavam trabalho — apresentou queda 0,8% na comparação com o trimestre até março. Frente a igual período do ano passado, a queda foi de 1%.





Fonte: Valor Econômico