Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

“Sucessão familiar: o futuro começa agora” é o tema debatido no 4º Curso de Capacitação do Programa Varejo Inteligente Conecta

Apoio ao Comércio

O nível de mortalidade das empresas familiares é alto. De acordo com dados da Price, somente 4% dessas companhias chegam a quarta geração no Brasil. O dado é preocupante, pois o segmento representa 75% dos empregos gerados no país, além de responder por 65% PIB brasileiro. 
 
E para alertar os empresários a respeito do assunto, a CDL/BH e o Sebrae-MG realizaram na noite dessa terça-feira, dia 29 de outubro, na sede da Entidade, o 4º Curso de Capacitação do Programa Varejo Inteligente Conecta. 
 
Quem deu as boas-vindas aos participantes foi o gerente comercial da CDL/BH, Marcelo Carneiro. Os presentes assistiram à palestra "Sucessão familiar: o futuro começa agora", ministrado pela consultora, coach, palestrante, professora e conselheira de família, Juliana Costa Gonçalves. 
 
Durante a sua fala, Juliana destacou pontos importantes para reverter o atual cenário como a elaboração de um planejamento sucessório, preparação das novas gerações, governança corporativa, criação de regras de convivência da família, da empresa e do patrimônio e coesão familiar.
 
De acordo com ela, todos esses temas visam sensibilizar a importância de cuidar do ambiente de uma empresa familar. "Na grande maioria dos casos, encontramos relatos de familares que não souberam lidar com o negócio. Por isso, é preciso se organizar e entender todas essas questões para que as gerações seguintes possam dar continuidade na empresa e não se transformem em dados estatísticos de falência", disse.
 
O Programa Varejo Inteligente Conecta, realizado pela CDL/BH e o Sebrae-MG, atua na aproximação das micros e pequenas empresas do setor varejista tradicional com o ambiente de inovação.