Seu negócio está preparado para atender uma geração ávida por INTERNET?

Segundo um estudo do Google, as pessoas acessam em média 150 vezes o celular por dia. O número é impressionante e só reforça o quanto estamos conectados ao mundo digital. Nós brasileiros nos destacamos no ranking global, pois somos ávidos usuários de internet.

São, em média, nove horas por dia na frente das telinhas, sendo cinco horas no PC e quatro horas no mobile. Naturalmente, muito desse tempo é utilizado nas redes sociais e no próprio trabalho. No entanto, os números do crescimento do e-commerce nos mostram que uma parcela relevante das horas é utilizada para se fazer negócios e, principalmente, compras online.

A capacidade do mercado em absorver novas tecnologias de forma cada vez mais acelerada tem como uma das principais consequências o surgimento de consumidores cada vez mais digitais e empoderados. Por isso, o comportamento de compras das pessoas tem como premissa a garantia de um atendimento rápido e eficiente.

Estar disponível 24 horas por dia, durante sete dias por semana, com uma experiência de compra diferenciada seja no físico ou no online já é obrigatoriedade em qualquer negócio num contexto tão disruptivo.

Fica nítido que as empresas que têm obtido melhores resultados se movem na direção de seus consumidores, tendo-os como ‘’bússola’’ para a definição das suas estratégias de negócios. Não é um caminho fácil e muitas das vezes a empresa é obrigada a passar por uma revisão drástica que impacta no modelo de atuação e, principalmente, no mindset de toda a corporação, valorizando executivos e colaboradores que tenham a capacidade de se adaptar à cultura digital.

E a velocidade em se adaptar ao novo cenário é um dos principais diferenciais competitivos, seja internamente ou externamente, através do entendimento da jornada do consumidor que está muito complexa. A mudança do seu comportamento tem sido muito mais rápida do que a capacidade das empresas de se moldarem às inovações e novas necessidades.

Não é à toa que tem crescido a utilização de metodologias para gestão de negócios que possam responder melhor às mudanças tão rápidas do mercado. Uma das mais destacadas são as metodologias ágeis, muito utilizadas em startups de tecnologia.

Além da capacidade de se adaptar às mudanças aceleradas, outra característica muito valorizada nas empresas é o senso de urgência dos executivos na sua maneira de conduzir o negócio. Para ser ter uma ideia de como o tempo urge, a geração Z, representada pelas pessoas que nasceram pós 1995, já corresponde a 20% da população e é a primeira geração 100% digital, isto é, tem como principal característica ser HIPERCONECTADA.

Apesar de tantos desafios que o cenário exige das empresas, alguns bons exemplos do mercado sinalizam que as oportunidades são muito maiores do que as ameaças. No Brasil já temos alguns cases de sucesso como o do Magazine Luiza, que atua de forma consistente através da implantação de estratégias OMNICANAIS e, principalmente, gerando valor para esse novo OMNICONSUMIDOR.

Se preparar para vivenciar tantas transformações ajudará no seu negócio e certamente te deixará um profissional melhor, mais completo e realizado.