Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Setor de serviços cresce 9% em julho

Apoio ao Comércio


De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou um crescimento nominal de 9,0% em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isto, o setor de serviços acumula crescimento de 8,6% no ano de 2013, e crescimento de 8,8% nos últimos doze meses.


Os setores que apresentaram maior crescimento na comparação com julho de 2012 foram os serviços prestados às famílias, com variação de 12,8% (maior taxa registrada nos últimos doze meses), seguido por transportes, serviços auxiliares de transportes e correio, com crescimento de 12,4%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram crescimento de 8,5%, enquanto os serviços de informação e comunicação cresceram 6,9%. A categoria “outros serviços” apresentou variação de 2,0%. 


 


No acumulado do ano, o setor que apresentou maior variação foi transportes, serviços auxiliares de transportes e correio, com crescimento de 11,1%, seguido por serviços prestados às famílias, com variação de 9,8%. Em seguida aparecem os serviços profissionais, administrativos e complementares (8,4%) e os serviços de informação e comunicação (6,9%). A categoria “outros serviços” apresentou crescimento de 4,9% nesta base de comparação.


 


A PMS é a primeira pesquisa conjuntural mensal do setor de serviços e abrange todas as atividades que constituem o segmento empresarial não financeiro, com exceção dos serviços saúde, educação, administração pública e aluguel imputado.