Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Seminário de Desenvolvimento do Terceiro Setor

Apoio ao Comércio

 

Nessa segunda-feira, 23, a Fundação CDL Pró-Criança e a CDL-BH patrocinaram o Seminário de Desenvolvimento do Terceiro Setor, realizado pela ABCR-Minas, no auditório da CDL-BH, com objetivo de proporcionar um fórum de discussão e de convívio para aqueles que se dedicam à atuação estruturada no Terceiro Setor. O evento foi gratuito e reuniu diversos captadores de recursos para debater os desafios e perspectivas da área.

A mesa de abertura do evento foi composta pela coordenadora do Núcleo de Cultura da ABCR Nacional, Suelen Moreira; pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Wagner Wilson Ferreira; pelo presidente da Fundamig, Leonardo Leopoldo Costa Coelho; pelo representante da CEMIG, Wagner Delgado Costa Reis; pelo Mentor para o desenvolvimento organizacional e gestão de projetos, co-fundador da Gaia Foundation Austrália, John Croft; pelo vice-presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Leonardo Braga; e pelo coordenador de projetos da Fundação CDL e do Núcleo de Comunicação da ABCR-Minas, Cristiano Gonçalves.

Na abertura do evento, o vice-presidente Leonardo Braga ressaltou a importância do evento, que proporcionou a reflexão “sobre a carência da Gestão nas organizações do Terceiro Setor e sobre a forma como a captação de recursos pode contribuir para o desenvolvimento do segmento no país. As trocas de experiências e as palestras ministradas possibilitam a geração de metodologias, ferramentas e conceitos inovadores que nos auxiliam nesta jornada em busca do crescimento não somente das entidades, mas também de todos os participantes do evento, como cidadão e seres humanos”, destaca.

Durante o Seminário, foram debatidas questões acerca da "Visão dos Investidores Sociais sobre a gestão das organizações do terceiro setor", a "Visão do Estado sobre a capacidade de gestão das organizações do Terceiro Setor", a "Visão das Organizações do Terceiro Setor sobre a sua capacidade de gestão" e a "Visão do Captador de Recursos sobre a Gestão nas Organizações do Terceiro Setor".

A primeira mesa foi composta pelo superintendente da Fundação Arcelor Mittal, Leonardo Gloor; pela representante da Associação Intergerencial da Cemig (AIC), Valéria Rossi de Carvalho; pelo presidente da Fundação Pitágoras, Professor Evando Neiva; e teve como mediador o professor da PUC Minas, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio.

A segunda mesa de debates teve como debatedora a professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Claudia Ocelli e foi composta pelo representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Otavio Martins Maia, e pela presidente do Fundo Municipal de BH (CMDCA), Márcia Cristina Alves.

A terceira mesa teve, em sua composição, a representante do Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora / Gráfica e Editora O Lutador, Cristiane Felipe; o representante do ChildFund Brasil, Mauricio Bianco; o representante da Rede GOTS, Ney Mourão; e como mediador o representante da Terra da Sobriedade, Isaias Campara Neto.

A última mesa contou com a mediação do promotor de justiça aposentado e representante do Desenvolvimento da gestão das organizações do 3º setor em Minas Gerais, Thomaz de Aquino; e com a participação da Consultora e Co-fundadora da ABCR Minas, Hosana Cabral e do o representante da Terra da Sobriedade, Isaias Campara Neto.

O evento foi realizado pela ABCR-Minas, em parceria com a ABCR Nacional, Fundação CDL Pró-Criança, CDL-BH, Fundamig, Copasa, Associação Intergerencial da Cemig (AIC), Gremig, Gráfica e Editora O Lutador, Diálogo Gestão, junior achievement.