Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Selic deve cair ao menor nível em mais de três anos

Apoio ao Comércio

Duas semanas após o mercado brasileiro viver seu pior dia desde a crise global de 2008, o Banco Central deve anunciar nesta quarta-feira, dia 31/05/2017, um corte da taxa de juros para o menor nível desde janeiro de 2014.


 


Caso se confirme esta expectativa, compartilhada por nove entre 10 analistas pesquisados pela Bloomberg, o saldo ainda será positivo para o BC, que terá conseguido manter o ritmo de corte de 1 ponto percentual da Selic apesar da crise política gerada pela gravação das conversas entre o presidente Michel Temer e o empresário da JBS Joesley Batista.


 


A manutenção do corte de juros, permitida pelos índices baixos de inflação e atividade, não pode ser confundida com a ideia de que a crise política não afeta, ou afeta muito pouco, a economia.


 


O próprio BC já afirmou que a taxa de equilíbrio da economia depende das reformas, o que significa que, sem mudanças que melhorem as contas públicas e aumentem a eficiência da economia, os juros não serão tão baixos quanto se pensava.


Diante do aumento da incerteza política, os economistas de instituições do mercado acreditam que o BC fará alterações no comunicado da decisão desta quarta, deixando claro que o espaço para o corte dos juros depende da perseverança do Congresso e do governo na trilha das reformas.


 


Fonte: O GLOBO– Editada