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Segurança na Copa Fifa 2014

Apoio ao Comércio

A apenas 90 dias do início da Copa FIFA 2014, a CDL/BH promoveu nesta terça-feira (11) o III Fórum Oportunidades para o Comércio, que trouxe detalhes sobre os preparativos da cidade de Belo Horizonte para receber o evento, principalmente em relação à segurança.


 


Estiveram presentes o Assessor de Segurança e Inteligência da Secopa, (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), o Coronel da Polícia Militar Wilson Chagas e também o Gestor Estratégico da Copa 2014 pela Polícia Militar, o Coronel Antônio Bettoni, para apresentarem o Plano Integrado de Operações para Grandes Eventos. Também estiveram presentes o Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga, para abordar sobre as expectativas sobre a realização do evento, e o superintendente do Boulevard Shopping, Daniel Vieira, para apresentar a experiência positiva que o shopping obteve com a Copa das Confederações.


 


Segundo Chagas, as estratégias de segurança para o evento focarão basicamente em 4 eixos: áreas de interesse da Copa; manifestações públicas, atendimento regular da população e contingências e crises. Cerca de 5.500 policiais militares estarão em atuação na Capital, inclusive os administrativos. Além disso, a PM criou o Batalhão Copa, composto por 2.500 policiais, que passaram por vários treinamentos, inclusive sobre idiomas, para prestarem atendimento aos turistas estrangeiros que estarão aqui.


 


Durante a Copa, serão iniciadas as atividades do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública, com a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle. O espaço será uma central de compartilhamento de informações das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de órgãos federais, ao todo 32 instituições reunidas. O objetivo é a análise e planejamento das informações compartilhadas para tomada de decisões rápidas. 


 


E para auxiliar nas estratégias, a PM contará com um serviço de inteligência, além de novos e modernos equipamentos: três helicópteros já estão preparados com câmeras, que transmitirão as imagens para uma central de monitoramento; a plataforma elevada, que são caminhonetes, equipadas com câmeras a 15 metros de altura, que coletarão imagens 360º, e enviarão para a central de monitoramento; o Centro de Comando Móvel, que permitirá o gerenciamento de crise no local, além de captar imagens; 150 viaturas equipadas com tecnologia embarcada, que são tablets que permitirão que o policial registre a ocorrência no local; kits antibomba, composto por robô acionado por controle remoto e trajes de proteção; além de novos veículos e motocicletas. Além disso, o Mineirão e as principais vias de acesso contarão com 107 câmeras de monitoramento e o estádio Independência com 18.


 


Outras forças que atuarão durante o evento serão as delegacias de atendimento ao turista em quatro pontos da cidade, a delegacia móvel, o batalhão do Corpo de Bombeiros Extraordinário para a Copa, e uma equipe que foi treinada para atuar diante de ameaças químicas, biológicas e radionucleares.


 


Sobre as manifestações, uma das maiores preocupações dos lojistas, devido aos prejuízos sofridos durante a Copa das Confederações, Bettoni afirmou que a PM vem debatendo estratégias diferenciadas de atuação com outros estados para combater os atos de vandalismo, e que o serviço de inteligência da PM focará na identificação das pessoas com antecedência, permitindo que a PM trabalhe preventivamente. Chagas acrescentou que a Polícia Civil está pensando em como produzir provas para gerar o indiciamento dos responsáveis por tumultos nas manifestações e possíveis condenações. 


 


 


Expectativas


 


O Ministério do Turismo prevê que Belo Horizonte receberá 160 mil turistas estrangeiros durante a Copa, que devem desembolsar cerca de R$ 6,85 bilhões em nossos hotéis, bares, restaurantes e roteiros turísticos. Além desses, cerca de 22 mil jornalistas de várias partes do mundo estarão aqui para produzirem matérias não apenas sobre o evento, mas também sobre as características da cidade e nossos costumes. “É uma grande oportunidade para mostrarmos Belo Horizonte para o mundo”, afirma o Secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga. 


 


Segundo Fraga, é uma oportunidade para o comércio também, que deve pensar em estratégias diferenciadas para atrair esse público. O Boulevard Shopping, apostou nisso e obteve resultados positivos com a Copa das Confederações. De acordo com o superintendente, Daniel Vieira, o shopping firmou uma parceria com a Fifa para retirada dos ingressos dos jogos, e para aproveitar o maior movimento com este público, criou em parceria com o Sebrae, um showroom com produtos artesanais mineiros. A ação foi positiva, segundo Vieira, pois além de ter recebido cerca de 130 mil visitantes e vender mais de 5 mil itens, a ação ainda gerou mídia espontânea. 


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH