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Revolução Digital

Apoio ao Comércio

A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios.


 


O jargão "Mindset Digital" surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores.


 


Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído:


 


Passear no centro da cidade em busca de ofertas e pesquisando preços tem sido substituído pelos diversos sites de pesquisa de ofertas e comparadores de preço. O cliente sai de casa sabendo onde irá comprar;


 


Negociar preço e descontos por conta do meio de pagamento – “à vista tem desconto?” tem sido substituído por comparações com preços online – “você cobre o preço do site?”


 


As indicações e sugestões de amigos tem sido substituído pelos diversos sites e redes sociais que oferecem e contribuem com uma imensa quantidade de recomendações, compartilhamentos, reclamações de produto;


 


Ser atendido deixou de ser opção obrigatória, e o atendimento passou a ser substituído por ferramentas, equipamentos e aplicativos de self-checkout;


 


Tirar dúvidas sobre produtos e questões técnicas tem sido substituído por pesquisas no Google e vídeos, conteúdos todos gratuitos e apresentados em diversos métodos e formatos.


 


Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valorizada” que em loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada.


 


Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor, criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. 


 


Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física.  Veja como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples:


 


Prateleiras com os produtos mais vendidos no bairro;


Recomendação de outros produtos conforme “Se você gostou, você também vai gostar…”;


Espaço com seleção das melhores compras para dar de presente;


Produtos com reviews, avaliações e recomendações, permitindo o cliente ter maior segurança na compra.


 


Por isso o "Mindset Digital" não é focar apenas em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios:


 


Keep it Simple: Torne os processos simples e fáceis tanto para a operação como para o cliente;


 


Be Agile: Seja rápido, não só no desenvolvimento, mas também nas melhorias e nas inovações;


 


Use Data: Utilize dados e reforce as suas ferramentas, usando os dados, informações e conhecimento de forma inteligente;


 


Focus on the CX: Foque na experiência do cliente encantando os seus clientes com uma jornada de compra: simples, rápida e inteligente.


 


Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele? 


 


Fonte : Mercado&Consumo – Artigo: Ulysses Perin