Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Resultado do PIB afeta expectativas do mercado

Apoio ao Comércio


 


 


O resultado do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado na terça-feira passada, 03, em que se registrou uma queda de -0,5% no 3º trimestre quando comparado com o trimestre anterior, teve um impacto na expectativa do mercado. De acordo com o relatório Focus, do Banco Central, após a divulgação do resultado a expectativa do PIB para 2013 reduziu de 2,5% para 2,35%. 


 


A queda nas expectativas era esperada, pois o recuo do PIB foi maior do que o aguardado pelo governo e pelo mercado, que esperavam um valor em torno de -0,2%. 


 


Ao mesmo tempo, o mercado sinalizou que espera um recuo da inflação também. Impactado pela menor atividade econômica no terceiro trimestre, acredita-se que os preços possam subir menos e aliviar o IPCA para o mês de dezembro. O aumento da SELIC também contribuiu para este recuo nas expectativas, visto que o Banco Central tem sido rigoroso nas suas políticas de combate à inflação


 


Para o quarto trimestre, a expectativa de crescimento do PIB é de algo entorno de 0,5%, porém este valor ainda não é consenso no mercado. Alguns chegam a acreditar que o aumento pode ser de somente 0,1% no último trimestre.