Requalificação do Barro Preto

A CDL/BH reuniu-se nesta quinta-feira (06), com o Secretário de Obras e Infraestrutura e Superintendente da Sudecap, José Lauro Nogueira, para discutir o início da requalificação do Barro Preto. A Entidade é favorável ao adiamento do início das obras para o ano que vem para evitar o impacto no comércio local, devido à proximidade com as obras do BRT (Bus Rapid Transit) na Avenida Paraná.

Participaram da reunião o diretor do Conselho CDL Barro Preto, Fausto Isaac, o presidente da Ascobap, José Paulino, o secretário de Obras e Infraestrutura e Superintendente da Sudecap, José Lauro Nogueira, o diretor de Infraestrutura, Cláudio Marcos Netto; e o chefe de departamento de Infraestrutura, Heli Eustáquio dos Santos.

O secretário informou na reunião que solicitou ao prefeito, Márcio Lacerda, que as obras tenham início em março de 2014. O diretor do Conselho CDL Barro Preto, Fausto Izaac, apoia a decisão. “Assim os comerciantes terão mais tempo para se planejarem para o período das obras, que terá a duração de 14 meses”, afirmou.

Para Fausto Izaac, caso as obras tivessem início ainda este ano, o impacto seria muito forte no varejo da região. “O trânsito na região central já está caótico por causa das obras do BRT na Avenida Paraná. Mais uma obra agravaria ainda mais a mobilidade urbana de Belo Horizonte”, disse o diretor da CDL/BH. “Não só o comércio, toda a cidade sairia perdendo”, completou.

Nogueira afirmou que aproveitará esse período para analisar melhor o projeto e planejar a execução de cada etapa das obras, de forma a oferecer o menor impacto para a região. E se comprometeu a reunir com as lideranças empresariais do Barro Preto no mês de agosto para apresentar esse planejamento e novamente em outubro para concluir o alinhamento sobre como o projeto será executado.

Isaac ressaltou que é necessário discutir sobre a redução de quase 400 vagas de estacionamento, previstas no projeto, que prejudicará o comércio na região, mas o Secretário afirmou que esse assunto deve ser discutido com a BHTrans que atualmente já tem, constantemente, bloqueado a utilização dessas vagas.

O diretor do Conselho Barro Preto, convidou os presentes, e também convidará representantes da BHTrans para a próxima reunião do grupo, que será realizada no dia 1º de julho, na sede da CDL/BH.