Representatividade

O novo secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo de Souza e Silva, foi o convidado especial da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira (14), na sede da Entidade. Ao tomar posse na última segunda-feira, ele tornou-se o primeiro diretor da CDL/BH na história a assumir um cargo no executivo municipal.

De acordo com Souza, a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico junto com as do Trabalho, Relações Internacionais e Planejamento Urbano, compõe a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, e cuida de questões importantes para a cidade.

São de sua responsabilidade o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que se reúne periodicamente; o BHTec, que é um polo de tecnologia criado nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o BH Negócios, que visa a atração de investimentos para Belo Horizonte e região metropolitana. Ela ainda participa do Grupo Estratégico de Licenciamento (Geal), que estuda os projetos prioritários da cidade, e cuida de algumas Parcerias Público Privadas (PPP’s), como as que estão viabilizando a construção de 37 novas Umeis em BH, o centro de logística no bairro Jardim Canadá e o centro de convenções em frente ao hotel Ouro Minas.

Além disso, a Secretaria participa efetivamente do plano de gestão da Prefeitura, acompanhando seus projetos sustentadores, e possui as câmaras setoriais nas áreas da saúde, moda, transportes, entre outros, e criará em breve, a câmara do comércio, visando fortalecer as empresas de BH, segundo Souza. “A secretaria é uma facilitadora do processo do desenvolvimento econômico. Nosso papel na CDL/BH sempre foi o de discutir ações para uma BH melhor, e levarei isso comigo para lá”, disse.

Souza afirmou que já visualiza formas para a construção de um trabalho conjunto entre a Secretaria e a CDL/BH, primeiramente por meio dos departamentos Econômico e de Geoprocessamento da Entidade. “É um orgulho termos um representante da Entidade no poder executivo municipal”, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, que destacou a trajetória de vasto relacionamento com a esfera política do Secretário, fruto de sua competência e dedicação, desde 2002, quando passou a ocupar o cargo de diretor da Entidade.