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Relacionamento com o cliente: dicas para aumentar suas vendas

Apoio ao Comércio

A CDL/BH promoveu nesta quinta-feira, 18 de agosto, a palestra “Relacionamento com o cliente: dicas para aumentar suas vendas”, ministrada pelo professor José Luciano Furtado. Cerca de 70 empresários estiveram presentes, lotando o Pilotis da entidade.
 
Furtado, que possui ampla experiência como empresário, professor e consultor nas áreas de gestão, marketing e logística, abordou tópicos como: Por que o Cliente compra?; Por que o Cliente volta?; Ciclo de Atendimento: erros e acertos; e relacionamento com o cliente. Para ele, as pessoas compram para atender necessidades e desejos, mas principalmente para serem felizes, e 80% das decisões de compra acontecem no ponto de venda. Ele explicou ainda sobre as diferenças entre as necessidades e desejos de compra entre homens e mulheres.
 
Segundo o professor, as empresas devem oferecer valor para seus clientes e não apenas produtos. E conceitua valor, neste caso, como a diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios da compra e uso dos produtos e serviços e os custos em que eles incorrem para obtê-los, utilizá-los ou descartá-los. Furtado também falou sobre a importância do merchandising visual, que é composto principalmente pelo layout da loja, organização e disposição dos produtos e sinalização, bem como sobre a importância de um bom relacionamento com os clientes.