Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Redução de impactos do BRT

Apoio ao Comércio


Nessa terça-feira, 05 de junho, representantes de entidades do comércio entregaram ao Secretário Municipal de Finanças, José Afonso Bicalho, um documento conjunto apresentando pleitos para a redução dos impactos das obras do BRT (sigla em inglês para transporte rápido de ônibus) ao comércio da Avenida Santos Dumont.


O vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha, representou a entidade nesta reunião, que contou também com as presenças da Vice-Presidente da ACMinas, Claudia Volpini, do representante da Associação de Comerciantes do Hipercentro, Flávio Fróes Assunção e da representante dos comerciantes da Av. Santos Drumont, Maria Cristina Novaes.


No documento, elaborado em conjunto pela ACMINAS, CDL/BH, Associação dos Comerciantes do Hipercentro e Fecomércio Minas, as entidades reivindicaram:  


– Isenção do IPTU das lojas da região atingida pela obra;

– Isenção das taxas de localização e funcionamento, e de fiscalização de anúncio, bem como das demais taxas provenientes da PBH;

– Isenção do ISS dos profissionais liberais que tem seus escritórios e consultórios localizados na região da obra;

– Isenção do aluguel dos boxes localizados no Shopping Popular da Av. Santos Dumont, em prédio da PBH;

– “Auxílio-obra” pago pela PBH para comerciantes e demais prejudicados, localizados na região da obra, no valor de R$ 3.000,00 mensais, para pagamento de aluguel, funcionários e outras despesas fixas.


O Secretário informou que a Prefeitura de Belo Horizonte está ciente dos transtornos causados por obras deste porte e comprometeu-se a discutir medidas para a redução dos impactos para os comerciantes junto às demais Secretarias envolvidas. Para isto, levará as reivindicações das entidades ao conhecimento da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento para a discussão de um programa para redução dos impactos. O resultado destas discussões deve ser apresentado às entidades na próxima semana.