Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Receita dos serviços cresce 9,6% em setembro, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio

Segundo a última divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou um crescimento nominal de 9,6% no mês de setembro comparado a agosto. Desta forma, o setor acumula crescimento de 8,4% no ano de 2013, e crescimento de 8,7% nos últimos doze meses.


 


Considerando-se a comparação entre os meses de setembro de 2013 e setembro de 2012, o subsetor com melhor desempenho dentre os serviços foi “Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio”, com crescimento de 12,1%. Em seguida aparecem “Serviços prestados às famílias” (9,5%); “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (9,0%); “Serviços de informação e comunicação” (8,1%) e “Outros serviços” (7,0%). 


 


O subsetor de “Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio” também aparece com as maiores variações no acumulado do ano (10,9%) e no acumulado de doze meses (11,2%). Em seguida aparecem “Serviços prestados às famílias” (ano: 10,0% / doze meses: 10,1%); “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (ano: 8,2% / doze meses: 9,0%); “Serviços de informação e comunicação” (ano: 6,8% / doze meses: 6,8%) e “Outros serviços” (ano: 5,0% / doze meses: 5,9%).


 


A PMS é a primeira pesquisa conjuntural mensal do setor de serviços e abrange todas as atividades que constituem o segmento empresarial não financeiro, com exceção dos serviços saúde, educação, administração pública e aluguel imputado.