Receita de serviços cresce 4,5% em agosto, diz IBGE

O setor de serviços registrou crescimento nominal de 4,5% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, o indicador havia ficado em 4,6%, e em junho, em 5,8% (dado revisado). O resultado de agosto é o menor desde o inicio da pesquisa, em janeiro de 2011. No ano, a receita dos serviços acumula alta de 6,7% e, em 12 meses, de 7,4%.

De acordo com o IBGE, os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 9%; os serviços de informação e comunicação, de 1,7%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,9%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,2%; e outros serviços, de 10,6%.

Serviços de informação e comunicação caiu de 15,2% para 13,3% e transporte terrestre foi de 17,4% para 2,2%. Esses dois segmentos que tiveram desempenho inferior ao mês passado provocaram essa queda no crescimento dos serviços desse mês. Esses dois segmentos que têm maior peso no setor de serviços. Quando crescem menos, a taxa global tende a cair, segundo o  IBGE.

Das 27 unidades da Federação, 23 registraram avanço na comparação com agosto de 2013. Os destaques ficaram com Distrito Federal (13,2%), Acre (11,2%) e Tocantins e Rondônia (ambas com 8,2%). Apresentaram variações nominais negativas Amapá (-3,9%), Piauí (-2,0%), Mato Grosso do Sul

(-1,2%) e Espírito Santo (-0,6%).