Quando vale à pena ser fiel

Você já parou para pensar que pode ter vantagens ao gastar o seu dinheiro em algum estabelecimento do varejo? É que algumas lojas oferecem benefícios financeiros ou tratamento diferenciado em troca da sua preferência na hora de comprar um produto ou serviço. Os programas de fidelização mais lembrados por boa parte dos consumidores são as milhas das companhias aéreas ou ainda os pontos no uso do cartão de crédito. Entretanto, até mesmo o pequeno varejo pode se utilizar da estratégia para fazer o consumidor ser fiel e voltar várias vezes.

A consultora de desenvolvimento de negócios da Continental do Brasil Produtos Automotivos, Nélia Alvarenga Lages, conta que frequenta um restaurante que oferece um almoço grátis a cada dez e também utiliza com muita frequência o programa de fidelidade das companhias aéreas. Ocorre a fidelização e o consumidor pode economizar.

Além da vantagem financeira, Nélia conta que outro ponto positivo da fidelização oferecida pelas empresas é o tratamento diferenciado, como a possibilidade de escolha de poltronas mais largas e confortáveis.

Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), Roberto Medeiros, que também é o CEO da Multiplus, ser fiel a uma rede gera economia para o consumidor e para as empresas. E os programas de fidelidade são altamente vantajosos.

Os programas de fidelidade são oferecidos por empresas de diversas áreas, como restaurantes, companhias áreas, operadoras de cartão de crédito, supermercados, entre outras.

A Localiza, rede mineira de aluguel de carros já chegou a marca de 1,1 milhão de diárias grátis. A empresa criou seu programa de fidelização há mais de 16 anos. O diretor de marketing da empresa, Herbert Viana Andrade, explica que o cliente acumula pontos e recebe diárias grátis, além de serviços, como traslado exclusivo para o aeroporto, etc.

O grupo Super Nosso tem o programa de fidelidade Dotz há sete anos, segundo o gerente de trade marketing Ulisses Ferreira. Hoje, 85% das compras feitas nas lojas do grupo são pontuadas com a “moeda” Dotz. Ao trocar os pontos por produtos ou serviços, o consumidor economiza em suas compras no mercado.

Vale ressaltar, que o estudo do marketing se posiciona a favor desta linha de pensamento, valorizando primeiramente o cliente. E aproveitando a oportunidade vista na reportagem, vale deixar uma frase do Professor Universitário e Consultor de Marketing, Philip Kotler: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Fonte: Jornal O Tempo – Editado