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Qual é a empatia que o meu online tem com o off-line?

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A CDL Jovem promoveu na quarta-feira, 19/06, a palestra “Entre o online e o off-line, o que você não está fazendo para seu negócio”, ministrada pelo especialista em marketing, Raff Catalan, no Espaço Varejo Inteligente. O presidente da CDL Jovem, Rafael Rocha, conduziu o evento e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, participou da abertura. 


 


Em sua palestra, Raff pontuou aspectos relevantes na relação entre empresa e cliente na atração online e off-line. Ele citou como estratégia online, a análise dos dados comportamentais dos clientes na internet e de preparar a equipe da empresa para trabalhar a partir das informações coletadas. “Os dados podem auxiliar na compreensão do ecossistema, quem atua próximo ao ponto de venda, quem são os clientes e fornecedores”, afirmou Raff.


 


Atualmente existem diversas ferramentas na internet que fornecem dados que auxiliam na tomada de decisão das empresas. Os indicadores disponibilizados, por exemplo, fornecem informações que ajudam a construir o perfil dos clientes, a imagem da empresa na web, a gestão de desenho do serviço e até mesmo o horário de maior movimento do estabelecimento.


 


Raff relatou também sobre a importância de ter informações corretas sobre a empresa nas pesquisas do Google para que o consumidor consiga entrar em contato. Com isso, é necessário atualizar na web as rotas para chegar ao ponto de venda, telefones, dias e horário de funcionamento, descrição do negócio e acompanhar as avaliações fornecidas ao estabelecimento e produto, afim trabalhar ações estratégicas com aqueles clientes que avaliaram com notas baixas.


 


Acompanhar as avaliações informadas pelos clientes no Google é fundamental, pois influencia na jornada de compra e na imagem do estabelecimento na web. Se as notas de avaliação abaixarem, a empresa ficará com um posicionamento ruim no Google. 


 


Ele ressaltou também sobre a sinergia que deve existir entre a forma com que a empresa se apresenta online e off-line para os seus clientes, e questiona: “qual é a empatia que o meu online tem com o off-line? O cliente encontra a minha empresa na internet, vê as minhas fotos e redes sociais. Mas o que está na web, reflete o que a minha loja é? É necessário refletir se esses dois contextos são coerentes, para trazer maior credibilidade ao negócio”.


 


Raff finaliza sua palestra enfatizando a relevância de preparar o ponto de venda para receber os clientes, como por exemplo: melhorar a comunicação visual da loja, colocar uma placa de identificação na fachada e também adaptar o estabelecimento de acordo com o público alvo para proporcionar uma experiência positiva.