Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Programa Miniempresa gera jovens empresários de sucesso

Apoio ao Comércio

Os jovens estão cada vez mais interessados em abrir o próprio negócio. A geração Y, com nascimentos registrados na década de 80, está mais interessada em ser “dona de si” ao invés de ter um chefe. Esta constatação pode ser feita a partir de jovens que participaram do Programa Miniempresa da JuniorAchievement. “Após concluírem o Miniempresa, 80% afirmaram que se sentiram mais seguros para empreender. Este índice mostra que os jovens de hoje estão querendo arriscar mais”, salienta a superintendente da junior achievement Brasil, Wilma Resende Araujo Santos. 


 


Em pesquisa respondida por Ex-Achievers, dois em cada cinco (40%) disseram que abriram o próprio negócio, índice que supera a pesquisa anterior, que mostrava que um em cada cinco iniciara algum empreendimento. Vale destacar que entre os 40%, aproximadamente 18% já estão com o negócio estabelecido. A pesquisa mostra ainda que estes jovens empreendedores têm uma média de 23,6 anos de idade, sendo que 35%, a maior parte, possui entre 18 e 22 anos e com predominância do sexo feminino (63%). A escolaridade também é um fator determinante, pois 69% concluíram algum curso superior.   


 


Estes empreendedores jovens empregam de um a cinco funcionários, geram em média outros 14 empregos indiretos e respondem por uma folha salarial de R$ 3.900,00. O faturamento anual médio chega a R$ 343.750,00 e o rendimento do empreendedor fica ao redor de R$ 2.990,00. Outro dado curioso é que quase metade deles já desenvolveu algum trabalho voluntário.


 


O designer mineiro de jóias Táiguel Rievers


 


O Ex-Achiever mineiro Táiguel Rievers, de 21 anos, possui sua própria marca de jóias que já é mundialmente famosa. Ele sempre se interessou na produção de jóias e destaca que sua participação no Miniempresa contribuiu muito para seu futuro, em especial no que se refere à administração, gestão e gerenciamento de uma empresa. Táiguel participou do programa em 2010 ainda no Ensino Médio, através da Fundação CDL.


 


Recém chegado de uma temporada em Milão, na Itália, o jovem hoje aos 21 anos conta que o faturamento de sua empresa dobrou em 2013, abrindo caminhos para desfiles e coquetéis no exterior. A Táiguel Rievers Desing fechou parceria com a Swarovsky Element, a mais conceituada marca de cristais do mundo, além de ter diversos parceiros na Europa.A marca do Ex-Achiever já teve destaque em revistas como Vogue, Marie Claire e Use Fashion, além do portal da Vogue Giollo, da Itália, onde se publicam os melhores designers do mundo inteiro. No dia 09 de setembro, Táiguel irá inaugurar um showroom no bairro Prado, em Belo Horizonte, para atender com mais conforto lojistas e representantes da marca no Brasil.


 


 


Os jovens empreendedores pelo Brasil


 


Por todo o país, onde a Junior Achivement atua há exemplos de sucesso.  A Ex-Achiever Ana Kiefer, de 24 anos e proprietária da Brigaderia Preta Pretinha, localizada em Porto Alegre/RS, iniciou a venda de brigadeiros há sete anos, quando ainda cursava o Ensino Médio e continuou durante a faculdade, quando atendia basicamente amigos e parentes. Inicialmente, a principal dificuldade para ela foi conseguir conciliar o trabalho em uma agência de publicidade com o da brigaderia, pois durante o dia Ana trabalhava em uma agência de publicidade e à noite e finais de semana se dedicava para a Preta Pretinha.


 


Somente a partir do ano passado, com o incentivo dos amigos, Ana começou a investir mais no empreendimento, principalmente com a formatura na faculdade. “Os resultados com a formatura foram muito positivos e, nesse momento, entrou uma sócia comigo, que fez a empresa crescer ainda mais com novos produtos e novas ideias, sendo que uma delas foi o ovo de Páscoa recheado com brigadeiro”, afirma a proprietária da Preta Pretinha. Para prospectar clientes, já que não há uma loja física, Ana ressalta que constantemente entra em contato diretamente com eles, oferecendo degustações dos produtos.


 


Outro Ex-Achiever, Diego Tezzoni, de 24 anos e proprietário da produtora Pitanga Filmes, também começou a empreender quando ainda estava no colégio, a partir da participação do Programa Miniempresa. Ele fundou a produtora há quatro anos e, para divulgá-la, contou com a indicação de amigos, que foram repassando a outras pessoas e hoje já conta com um portfólio de empresas como a Datelli, a Via Uno, a Twin-Set entre outras.   


 


Para Tezzoni, a principal motivação é poder trabalhar com o que mais gosta, ter a liberdade e autonomia de um empreendedor, mas, principalmente, ir todo dia ao trabalho e se dedicar àquilo que faz. “Os objetivos são de expandir, captar novos clientes, tornar a empresa e o nosso trabalho reconhecidos no Estado e, se possível, no Brasil”, estima o proprietário da Pitanga Filmes. Ele já tem planos para os próximos dez anos, quando projeta ter uma filial em São Paulo/SP.


 


 


Saiba mais sobre a junior achievement em www.jamg.org.br