Programa de Incentivo de Turismo de Negócios e eventos em BH

A diretora de Promoção Turística da Belutor, Stella Kleinrath, participou da reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, dia 14 de maio, na Entidade. A diretora apresentou detalhes do Programa de Incentivo de Turismo de Negócios e Eventos em Belo Horizonte.

Com a crise econômica atual, a representante da Belotur acredita que se pode retirar uma oportunidade desse cenário. “A boa notícia é que o turismo pode ajudar. Com o dólar alto, as incertezas do mercado, os brasileiros estão priorizando as atrações turísticas nacionais, isso contribui para a economia local”, afirma.

Em 2014, Minas Gerais foi o segundo Estado brasileiro a receber turistas e Belo Horizonte vem se firmando como um dos roteiros, tanto no turismo de negócios quanto de eventos. Ano passado, a capital recebeu 990 mil turistas. “Hoje, BH é uma cidade brasileira turística que quer receber visitantes e criou uma estrutura para isso. A cidade ficou em 4º lugar no ranking nacional de procura para o setor de viagens corporativas”, esclarece.

Stella Kleinrath disse que o grande objetivo agora é impulsionar o potencial que a cidade possui. Ela pontuou que em BH há uma grande oferta de hotéis inaugurados com a Copa do Mundo, 385 espaços com estrutura para realização de eventos, Inhotim quer ser conhecido também como local para eventos corporativos, o Mineirão, com a reforma, pode ser mais bem explorado com diversos eventos culturais e o aeroporto de Confins provavelmente deve se tornar um dos melhores do Brasil, depois da privatização.

O principal representante do Conselho de Turismo da CDL/BH, o vice-presidente Institucional da entidade, Anderson Rocha, que também assumiu a presidência do Convention & Visitors Bureau, lembrou que o turismo é uma estrutura que movimenta toda a cadeia produtiva, desde os meios de transporte, hospedagem, saúde, indústria e comércio.

“Gostaria de colocar a CDL/BH e também o Convention e Visitors Bureau a disposição da Belotur para alavancarmos cada vez mais o turismo”, afirmou Rocha. A diretora da Belotur agradeceu o apoio. “Nós precisamos de fôlego e parceiros para mostrar a força do turismo de negócios e eventos da capital. Já existe uma parceria muito firme com a CDL/BH, com uma atuação muito ativa do Anderson Rocha”, falou.

Ela pontuou também que a CDL/BH pode dar uma contribuição significativa, identificando, por meio de suas pesquisas, dados e impactos no comércio quando são realizados eventos em Belo Horizonte. Aliado a isso, a diretora explicou que está sendo desenvolvido um projeto do Sebrae voltado para o comércio, que busca tornar o setor mais comtetitivo para o turismo.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing