Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial se mantém estável em agosto

Apoio ao Comércio


 


De acordo com última publicação da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira apresentou variação nula (0,0%) em agosto comparado ao mês de julho. Já em relação a agosto de 2012, houve uma queda na produção industrial em uma magnitude de 1,2%. Desta forma, o acumulado do ano passou para 1,6% (até o mês de julho estava no patamar de 2,0%). O acumulado em doze meses, por sua vez, ficou em 0,7%, o maior percentual desde outubro de 2011, quando se estabelecera em 1,4%.


 


Analisando-se os setores produtivos, o segmento que apresentou maior variação em agosto ante o mês imediatamente anterior foi “bens de capital”, com crescimento de 2,6%. O segmento de bens intermediários cresceu 0,6% nesta base de comparação, enquanto a produção de bens de consumo caiu 0,6% diante da queda de 0,3% dos bens de consumo semiduráveis e não duráveis. Já a produção de bens de consumo duráveis apresentou crescimento de 0,2%.


 


Na comparação com agosto de 2012, somente a produção de bens de capital apresentou variação positiva, na ordem de 11,8%. O segmento de bens intermediários sofreu decréscimo de 2,0%, enquanto a produção de bens de consumo caiu 2,8% (sendo de 6,3% a queda na produção de bens de consumo duráveis e 1,6% a queda na produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis).


 


No acumulado do ano, o segmento de bens de capital foi novamente o que apresentou maior variação (13,5%), seguido por bens de consumo (0,4%, sendo que produção de bens de consumo duráveis apresentou aumento de 2,3% e a produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis acumula queda de 0,2). Os bens intermediários acumulam crescimento de 0,1%. A projeção para o desempenho da produção industrial em 2013 é de 2,07%, segundo o último boletim Focus do Banco Central.