Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial recua 2,5% em fevereiro

Apoio ao Comércio

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção industrial brasileira apresentou recuo de 2,5% no mês de fevereiro na comparação com o mês de janeiro.


 


O principal setor que contribuiu para essa queda foi o de Bens de Consumo, que apresentou retração de 4,2%. O setor de Bens Intermediários apresentou queda de 1,3% e o único setor que apresentou crescimento em fevereiro foi o de Bens de Capital, com alta de 1,6%.


 


Na Comparação com fevereiro de 2012 a indústria teve uma produção 3,2% menor. Essa baixa foi puxada pelos mesmos setores, Bens de Consumo, que teve queda de 5,0%, e Bens Intermediários, que teve queda de 4,4%. O Setor de Bens de Capital, por outro lado, apresentou avanço significativo nesta base de comparação e teve uma produção 9,1% maior.


 


O acumulado dos últimos doze meses apresenta queda de -1,9%, o mesmo resultado visto em janeiro, para a indústria em geral, e apresenta queda de produção em todos os setores. O setor de Bens de Consumo teve queda de -0,4% (-0,4% em janeiro), Bens Intermediários tiveram queda de -1,5% (-1,0% em janeiro) e a produção de Bens de Capital caiu -7,8% (-9,7% em janeiro).


 


Todavia, vimos um inicio de uma melhora no índice acumulado em doze meses, principalmente no que tange a produção de Bens de Capital. O aumento da demanda por Bens de Capital sinaliza uma recuperação dos investimentos produtivos no país, o que pode vir a refletir numa melhora dos índices de produção industrial no futuro.