Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção industrial recua -0,3% em abril

Apoio ao Comércio


De acordo com a última Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial apresentou variação de -0,3% em abril ante o mês anterior. Em relação a abril de 2013 o recuo foi ainda maior, de -5,8%. Dessa forma, a variação acumulada em 2014 é de queda de -1,2% em relação ao ano anterior, enquanto o acumulado em doze meses aponta crescimento de 0,8%.


Todos os setores da indústria apresentaram resultados negativos em abril na comparação com março. A produção de bens de consumo teve a maior queda, de -0,8 (resultado da variação de -1,6% dos bens de consumo duráveis e aumento de 0,4% dos bens de consumo duráveis e semiduráveis). A produção de bens de capital recuou -0,5%, e a de bens intermediários, -0,2%. Em relação a abril de 2013 também houve queda em todos os setores. A produção de bens de capital recuou -14,4%, bens de consumo, -6% (resultado da variação de -12% dos bens de consumo duráveis e -3,9% dos bens de consumo duráveis e semiduráveis) e bens intermediários, -4,5%.


No acumulado do ano, apenas a produção de bens de consumo apresentou crescimento (os bens duráveis recuaram 1%, enquanto os bens semiduráveis e não duráveis cresceram 1,1%). Já a produção de bens de capital e bens intermediários recuaram -4,8% e -1,5%, respectivamente. No acumulado de doze meses, por sua vez, a produção de bens de capital apresentou crescimento de 5,5%, a de bens de consumo, 1,6% (os bens duráveis cresceram 1,2%, enquanto os bens semiduráveis cresceram 1,7%), enquanto a produção de bens intermediários apontou queda de -0,3% no período.


De acordo com o resultado das Contas Nacionais Trimestrais, também divulgado pelo IBGE, o setor industrial apresentou recuo de -0,8% em relação no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, mas houve aumento de 0,8 na comparação com o primeiro trimestre de 2013. O acumulado em quatro trimestres é 2,1%. A expectativa é que a produção industrial encerre o ano com crescimento de 1,24%, segundo o boletim FOCUS do Banco Central.