Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial recua 0,2% em novembro

Apoio ao Comércio


 


De acordo com última publicação da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira recuou 0,2% na comparação entre novembro e outubro. Este resultado interrompeu a recuperação do setor, que vinha apresentando resultados positivos por três meses consecutivos. Ainda assim, a indústria nacional apresentou crescimento de 0,4% em novembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior.  Com isto, o acumulado do ano se estabeleceu em 1,4%, e o acumulado de doze meses, em 1,1%.


 


O segmento de bens de capital fora o principal responsável pela queda verificada em novembro ante o mês imediatamente anterior, tendo em vista que recuou 2,6% nesta base de comparação. Já os segmentos de bens intermediários e bens de consumo cresceram 1,2% e 0,5% no período, respectivamente. Dentre os bens de consumo, a categoria de duráveis e a categoria de semiduráveis e não duráveis apresentaram o mesmo percentual de crescimento, 0,3%.


 


Na comparação entre novembro de 2013 e novembro de 2012 a produção de bens de capital apresentou o melhor resultado, com crescimento de 9,6%. O segmento de bens intermediários cresceu 1,3%, enquanto a produção de bens de consumo caiu 2,2% (sendo de 4,1% a queda na produção de bens de consumo duráveis e 1,6% a queda na produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis).


 


Desta forma, o segmento de bens de capital é o setor da indústria com maior crescimento em 2013, com variação de 14,2% no acumulado do ano, seguido por bens intermediários, com avanço de 0,2% e por bens de consumo, com variação nula nesta base de comparação (sendo que a produção de bens de consumo duráveis acumulou crescimento de 1,2% no período, enquanto a produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis apresentou queda de 0,4%).