Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial diminui 1,0% em setembro

Apoio ao Comércio


De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial diminuiu 1,0% na comparação de setembro com agosto. Esta a primeira queda após três meses consecutivos de crescimento, e é também o resultado negativo verificado em 2012. Com isso, o acumulado do ano se estabeleceu em -3,5%, e o acumulado de doze meses em -3,1%.


Em setembro, 16 dos 27 segmentos da indústria apresentaram queda em relação ao mês anterior. Considerando-se os setores avaliados pelo IBGE, aqueles que apresentaram os menores percentuais foram fumo (-11,7%); perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-10,0%); mobiliário (-5,3%), máquinas e equipamentos (-4,8%), outros produtos químicos (-3,2%), bebidas (-2,2%), alimentos (-1,9%) e indústrias extrativas (-1,6%).


Na comparação com setembro de 2011 a redução foi ainda mais expressiva, com 19 dos 27 setores apresentando resultados negativos, totalizando um decréscimo de -3,8%. O resultado apresentado pela base foi influenciado principalmente pelos resultados de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-25,9%); máquinas e equipamentos (-11,2%); material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-11,2%); alimentos (-9,7%); veículos automotores (-7,2%); edição, impressão e reprodução de gravações (-6,3%); metalurgia básica (-5,7%), e indústrias extrativas (-4,1%).


Apesar dos incentivos do Governo Federal, como a desoneração da folha de pagamentos, e dos sinais de recuperação apresentados nos três meses anteriores, a expectativa é que o ano de 2012 termine com queda de -2,31%, conforme boletim FOCUS do Banco Central.