Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial cresce 1,8% em abril, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio


 


Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira cresceu 1,8% em abril na comparação com o mês anterior. Nesta base de comparação, o crescimento da produção industrial se deve principalmente ao setor de Bens de Capital, que cresceu 3,2% e ao Setor de Bens de Consumo que cresceu 1,8%. O Setor de Bens Intermediários cresceu 0,4%.


         Na comparação com o mesmo mês do ano passado a produção cresceu 8,4%. Esse resultado também foi puxado pelos setores de bens de Capital e de Bens de Consumo, com altas significativas de, respectivamente, 24,4% e 14,9%. Nesta base, o setor de Bens Intermediários cresceu 5,0%.


         Por outro lado, a produção acumulada nos últimos doze meses ainda apresenta queda, de -1,1%. No acumulado, todos os setores apresentaram queda da produção. O pior desempenho foi o do setor de bens de capital, com queda de 4,4%, seguido de Bens Intermediários (-0,9%) e Bens de Consumo (-0,2%).


         Espera-se, porém, que a produção industrial apresente um bom desempenho ao longo do ano. Um dos principais fatores para esta expectativa é o bom desempenho do setor de Bens de Capital, pois ele indica que as empresas estão se mostrando interessadas em investir na expansão de sua produção, o que refletirá em melhores resultados para a produção no futuro. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, a expectativa é de que a produção industrial cresça 2,5% em 2013.