Produção Industrial cresce 1,5% em agosto, segundo o IBGE

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cresceu 1,5% em agosto em relação ao mês anterior. É o terceiro aumento consecutivo nesta base de comparação, sendo este o mês que obteve o crescimento mais significativo. Todavia, o acumulado do ano de 2012 apresenta queda de -3,4%, e o acumulado de doze meses, queda de -2,9%.

Em agosto, 20 dos 27 segmentos da indústria obtiveram crescimento na comparação com julho. Dentre os setores pesquisados, os que apresentaram maiores taxas foram fumo (35,0%); material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%); veículos automotores (3,3%); indústria farmacêutica (3,1%);alimentos (2,1%); refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), e outros produtos químicos (1,9%).

Na comparação com agosto de 2011 o indicador apresentou queda, na magnitude de -2,0%. Os principais setores a contribuírem para este desempenho foram veículos automotores, que recuou -11,2% no período em questão; máquinas e equipamentos (-6,6%); edição, impressão e reprodução de gravações (-11,5%); material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-12,6%); metalurgia básica (-5,5%) e alimentos (-2,1%).

Em agosto, a expectativa do empresariado industrial já havia apresentado uma melhora, com crescimento de 1,2 pontos, conforme o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) calculado pela CNI. Isto ocorre em função dos incentivos governamentais ao setor, como redução da tarifa de energia elétrica, por exemplo. Entretanto, a expectativa para o ano de 2012 continua em queda, como demonstra o boletim FOCUS. A última publicação aponta uma queda de -1,92%.