Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção industrial cai 0,5% em março

Apoio ao Comércio

De acordo com a última publicação da Pesquisa Industrial de Produção Física do IBGE, a produção industrial no âmbito nacional apresentou queda de 0,5% no mês de março em relação ao mês imediatamente anterior. Na comparação com março de 2013, o desempenho da indústria também apresentou queda, na magnitude de 0,9%. Desta forma, o crescimento do setor no acumulado de 2014 é de 0,4%, enquanto no acumulado de doze meses a variação é de 2,1% ante os doze meses imediatamente anteriores.


 


Na comparação entre os meses de março e fevereiro deste ano, os bens intermediários e os bens de consumo apresentaram variação positiva de 0,1% cada um, enquanto os bens de capital sofreram decréscimo de 3,6%. Já em relação a março de 2013, apenas os bens de consumo apresentaram variação positiva, na ordem de 0,1%. A produção de bens intermediários sofreu queda de 4,6%, enquanto para os bens de capital o decréscimo foi ainda maior, de 8,4%. Também no acumulado do ano apenas os bens de consumo apresentam resultado positivo, de 3,0%, enquanto a produção de bens intermediários e bens de capital apresentaram quedas de 0,6% e 0,9%, respectivamente.


 


Considerando-se os últimos dozes meses, no entanto, os três segmentos da indústria apresentam resultados positivos. O setor de bens de capital apresenta o maior crascimento nesta base de comparação, de 8,9%, enquanto os bens de consumo apresentam variação de 3,0% e os bens intermediários, 0,7%. De acordo com o relatório FOCUS do Banco Central, a expectativa é de que a produção industrial brasileira encerre 2014 com crescimento de 1,21%.