Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Previsão do PIB para 2014 tem nova queda

Apoio ao Comércio

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 apresentou nova queda, de 0,06 pontos percentuais, passando de 1,16% para 1,10%. O resultado pode ser observado no relatório Focus, do Banco Central. Esta já é a quinta semana seguida que o relatório apresenta diminuição da previsão de crescimento da economia este ano. 


 


Como este relatório é feito a partir das análises de mais de 100 empresas do mercado financeiro, pode-se concluir que a visão do setor é menos otimista que a do governo, influenciada principalmente pela divulgação do PIB do primeiro trimestre, que foi de 0,2%, bem abaixo do esperado por todos.


 


Além do PIB, o relatório apresenta as expectativas para outros dados importantes para a economia, como a produção industrial, a taxa SELIC para o ano e a inflação. A produção industrial por sua vez, tem caído com mais força, já registrando previsão de queda no total da produção de -0,14% (4 semanas antes a expectativa era positiva em +1,24%). A SELIC ainda tem previsão de manutenção do valor em 11%, mantida já a 4 semanas e a inflação há 2 semanas está em 6,46%.


 


O governo tem apresentado expectativa de crescimento do PIB em torno de 1,6%. No início do ano a previsão era de 2%.