Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Previsão do IPCA cresce e fica acima de 9%

Apoio ao Comércio


A previsão do mercado para o crescimento do IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo) demonstrada no relatório Focus, do Banco Central, cresceu e já apresenta expectativa de alta de 9,04% em 2015. Esta estimativa é feita pela entidade com base nas previsões de mais de 100 agentes do mercado financeiro e representa uma prévia do que o setor privado espera.


De acordo com o relatório, a previsão tem aumentado semanalmente nos últimos 3 meses, e indica que ainda terá mais reajustes ao longo do ano. Este valor, caso se concretize, será maior que o teto do regime de metas feito pelo governo, que é de 6,5% ao ano. Este será o maior valor de inflação anual desde 2003, quando foi registrado crescimento do IPCA de 9,30%.


Um dos motivos dessa disparada de preços foi o reajuste das tarifas de energia, água e combustíveis. Estes bens são insumos essenciais para a produção de qualquer bem, sendo assim seus aumentos são transferidos para os preços finais. Além disso, o fim das isenções fiscais também impactou nos custos de produção e, por consequência, no preço final. Para 2016, a previsão já é mais razoável, em torno de 5,45% ao ano, valor acima da meta, mas dentro do teto permitido para o crescimento.


Na economia, a previsão para o PIB deste ano é negativa, em -1,5%. Já para 2016 a expectativa é de crescimento de 0,5%.