Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Prévia da inflação de Junho fica em 0,38%, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio


 


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,38% em junho, na comparação com maio, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esse resultado mostra uma desaceleração em relação ao mês de maio, quando o índice apresentou alta de 0,46%. O IPCA-15 serve como uma prévia do índice oficial de inflação, o IPCA.


         Os alimentos foram os principais causadores do desaquecimento da inflação em junho, dado que apresentaram alta de apenas 0,27%em junho, ante alta de 0,47% em maio e de 1,00% em abril. Por outro lado os grupos de Saúde e Cuidados Pessoais e Vestuário apresentaram alta de 0,72% cada e ajudaram a puxar o resultado da inflação para cima.


         Observa-se que o IPCA-15 foi calculado para o período de 15 de maio a 13 de junho e por isso não inclui a redução das tarifas de transporte coletivo. Porém, vale lembrar que essas reduções devem impactar no resultado da inflação oficial do mês de junho.


         No acumulado do ano, o IPCA-15 apresentou alta de 3,45% enquanto no acumulado dos últimos doze meses a prévia da inflação atingiu 6,67% e ultrapassou o teto da meta oficial de inflação que é de 6,50%.