Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Prévia da Inflação de abril aponta alta de 0,51%

Apoio ao Comércio


 


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou alta de 0,51% em abril. Esse resultado se mostrou muito próximo do obtido em março, quando do índice cresceu 0,49%.


 


O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também calculado pelo IBGE, e foi mensurado entre a última quinzena de março e a primeira quinzena de abril.


 


Da mesma forma como nos últimos meses, os alimentos aparecem como o grupo que apresentou a maior elevação nos preços, de 1,0% na comparação com março. Em seguida vem os grupos de Habitação (0,68%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,63%), Despesas Pessoais (0,48%), Vestuário (0,44%), Artigos de Residência (0,39) e Educação (0,10%). Apenas apresentaram reduções de preços os grupos de Transportes (-0,01%) e Comunicação (-0,09%).


 


No acumulado do ano o índice cresceu 6,51%, um resultado acima dos 6,43% registrados em março. Esse resultado mostra uma aceleração do IPCA-15 entre março e abril e nos dá uma indicação de que o IPCA, que é o índice oficial de inflação, pode continuar acima do teto da meta do governo no resultado do abril.


Espera-se, porém, que a inflação comece a ceder nos próximos meses, principalmente por causa do período de safras que fará com que a pressão dos alimentos sobre a inflação comece a ceder. Sendo assim, analistas ouvidos pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus esperam que o IPCA termine 2013 em 5,70%.