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Uma das melhores vitrines para qualquer negócio são as redes sociais. Nesses canais, é possível estabelecer um relacionamento com o seu público de interesse, criar conexão, trocar ideias e promover produtos e serviços. E tudo isso com recursos que permitem acompanhar o que está funcionando ou não.


 


Se o seu negócio já tem uma página nas redes sociais, vale a pena verificar o sucesso das ações e começar agora mesmo um plano de ataque para “bombar” os resultados!


 


 


 


Faça o checklist e confira o que pode ser melhorado e trazer mais clientes e vendas para a sua marca:


 


1) O seu negócio está nas redes sociais certas?


 


Para ter sucesso é preciso estar nos canais que de fato são usados pelos clientes. Não sabe quais são? Então, é só conversar com as pessoas que já compram de você e descobrir.


 


2) A sua página tem uma imagem, uma identidade visual, bem definida?


 


É muito importante que a sua marca seja bem trabalhada e facilmente identificada pelos clientes. Trabalhe as capas, posts e outras interações, sempre projetando a sua logomarca e usando as suas cores e tipo de letra, por exemplo.


 


3) Há uma periodicidade bem definida nas postagens?


 


Não adianta publicar muito conteúdo em um dia e depois ficar semanas sem se comunicar. Nas redes sociais, é fundamental ter ritmo e estar presente sempre. Então, veja os melhores horários e dias da semana para criar um calendário de publicações.


 


4) Hoje a sua marca publica 80% de conteúdo para 20% de promoção?


 


Apesar de querer vender, aposte mais na conexão com os seus clientes e em entregar conteúdos relevantes, de valor, sobre comportamento, curiosidades, tendências etc. E use somente 20% das publicações para promover as vendas e ofertas. Dessa forma, o seu público confiará mais na marca e frequentará mais a sua página. E tudo isso facilitará a conversão de vendas.


 


5) Você realiza ações para interagir com as pessoas da página?


 


A interação é uma poderosa estratégia digital. Então, realize concurso cultural e outras iniciativas que permitam aos usuários se relacionarem com a marca, aparecerem e ainda compartilharem as publicações.


 


6) A sua marca faz impulsionamentos e outras ações de publicidade?


 


Hoje é imprescindível investir um pouco em publicidade, para promover posts ou anúncios, por exemplo. Assim, além de trazer mais pessoas para a sua página, você ainda aumenta o alcance orgânico, ou seja, os seus posts aparecem para mais pessoas sem pagar por isso. 


 


7) Você acompanha os indicadores das redes sociais?


 


Confira o número de curtidas na página e nos posts e também aproveite para usar os recursos que cada rede social tem, para verificar o engajamento. Ou seja, quantas pessoas compartilham e fazem outras ações com as suas mensagens. Aproveite para ver os temas que mais fazem sucesso e aposte mais nesse tipo de post. Quer ter mais ideias? Acompanhe a sua concorrência e o mercado e veja os resultados deles e o que estão fazendo nas redes.


Cuidar da sua marca nas redes sociais pode parecer que dá muito trabalho. Mas, na verdade, é uma das mídias de maior impacto e melhor relação custo x benefício para se comunicar com os seus clientes e aumentar as vendas.


 


Fonte: Mônica Lobenschuss é fundadora da rede de franquias de mídias sociais Social Lounge Revista Exame – Editada