Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Prefeito Kalil, abra os leitos que você prometeu para Belo Horizonte

Apoio ao Comércio

Em entrevista coletiva concedida juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, voltou a cobrar do prefeito Alexandre Kalil o cumprimento da promessa que ele havia feito sobre a abertura de leitos para o tratamento da Covid 19.

“No dia 11 de maio, portanto há mais de dois meses, o prefeito Alexandre Kalil afirmou que a prefeitura tinha 214 leitos de UTI e que poderia disponibilizar mais 688 leitos. No caso dos leitos de enfermaria, a Rede Municipal de Saúde tinha 524 leitos e poderia criar mais 1.516. E o prefeito afirmou que poderia ativar todos esses leitos, segundo palavras dele, “em curtíssimo tempo”, afirmou Marcelo.

O presidente da CDL/BH lembrou ainda que no final do mês de maio o Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, reforçou essa promessa. E ainda prometeu mais. Poderia criar 729 leitos de UTI e 1752 de enfermaria. Marcelo ressaltou que o secretário disse que “esses leitos podem ser ativados a qualquer momento”.

Entretanto, passados mais de dois meses da promessa feita pelo prefeito, a realidade é bem diferente. A cidade conta hoje com 390 leitos de UTI e 1.072 de enfermaria. Para quem não sabe, dois dos três indicadores que definem a reabertura do comércio de Belo Horizonte dependem da Prefeitura: o índice de ocupação de leitos de UTI e o índice de ocupação de leitos de enfermaria.

Além de salvar vidas, se a promessa do prefeito Kalil fosse cumprida, hoje, 16 de julho, Dia do Comerciante, nosso comércio poderia estar aberto. “Não estamos discutindo em cima de suposições ou achismos. Estamos mostrando números. Estamos mostrando uma promessa que foi feita e não foi cumprida”, enfatizou Marcelo.