Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Possibilidade de movimentação da conta do PIS e do PASEP

Apoio ao Comércio


Foi publicada a Medida Provisória nº 813 de 26 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a possibilidade de movimentação da conta do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.


De acordo com a norma, poderão sacar os saldos do PIS-PASEP nos seguintes casos:


a)                  Atingida a idade de sessenta anos;


b)                 Aposentadoria;


c)                  Transferência para a reserva remunerada ou reforma; ou


d)                 Invalidez.


 


Morte do titular:


No caso de morte do titular da conta individual do PIS-PASEP, o saldo da conta será disponibilizado a seus dependentes, de acordo com a legislação da Previdência Social e com a legislação específica relativa aos servidores civis e aos militares ou, na falta daqueles, aos sucessores do titular, nos termos da lei civil. 


 Até junho de 2018, a disponibilização dos saldos das contas individuais será efetuada conforme cronograma de atendimento, critério e forma estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, quanto ao PIS, e pelo Banco do Brasil S.A., quanto ao PASEP.


A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil S.A. ficam autorizados a disponibilizar o saldo da conta individual do participante do PIS-PASEP em folha de pagamento ou mediante crédito automático em conta de depósito, conta poupança ou outro arranjo de pagamento de titularidade do participante, quando este estiver enquadrado nas hipóteses normativas para saque e não houver sua prévia manifestação contrária. 


Na hipótese do crédito automático de que tratam o caput e o § 1º, o interessado poderá solicitar a transferência do valor para outra instituição financeira, em até três meses após o depósito, independentemente do pagamento de tarifa, conforme procedimento a ser definido pela Caixa Econômica Federal, quanto ao PIS, e pelo Banco do Brasil S.A., quanto ao PASEP. 


Fonte: Departamento Jurídico– CDL/BH