Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Ponto de Virada

Apoio ao Comércio

A recente crise foi diferente das anteriores, a lentidão na recuperação se deu, pois os seus fundamentos são internos e estruturais: descontrole fiscal e o aumento do endividamento do país (consequência da baixa capacidade de geração de caixa). Mas as recentes mudanças como a aprovação da Emenda do Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, controle inflacionário (e consequente redução dos juros) impõe uma nova realidade e pilares mais sólidos para o crescimento do país, que passa a reagir e flerta com o ponto de virada.


 


A expressiva queda do varejo no período era natural e esperada com o cenário de forte aumento do desemprego, inflação descontrolada, perda real da renda das famílias e baixíssima confiança do consumidor. Com a melhoria dos pilares do consumo (Emprego, Renda, Crédito e Confiança), o setor passou a apresentar boa recuperação e já supera o setor de Serviços e da Indústria na contribuição para a recuperação do PIB.


 


O novo cenário de juros baixos, recuperação do emprego (ainda que em patamar alto) e melhoria na confiança (mesmo que abaixo da nosso média histórica) propicia um cenário de recuperação, principalmente do varejo relacionado ao binômio crédito/confiança, que por sinal foi o segmento de varejo que mais sofreu durante a crise.


 


Ainda existe desafios a serem superados, temos um longo caminho a trilhar na lenta recuperação do emprego e uma desaceleração na economia mundial nos próximos anos. Apesar dos desafios, a melhoria dos pilares do consumo indica que teremos à nossa frente um futuro próspero no setor do varejo.


 


Fonte: Mercado&Consumo