Polícia Militar cobra pela participação dos empresários em relação à segurança

A segurança em Belo Horizonte foi o tema principal debatido na reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, 13 de março, na sede da Entidade.  O porta voz da Polícia Militar, Ten. Cel. Alberto Luiz, esteve presente para abordar o assunto.

Segundo Luiz, o Hipercentro vive um clima de insegurança atualmente, com receio do aumento da criminalidade, mas ele enfatizou sobre a importância da participação dos empresários para minimizar o problema. É necessário que os comerciantes relatem sobre esse clima aos policiais que fazem a proteção da região. Além disso, ele orienta aos empresários para adotarem medidas de autoproteção em suas empresas. “Nós policiais não podemos ficar tranquilos porque vocês comerciantes precisam de proteção, mas não sejam passivos, participem, cobrem por mais segurança”, enfatizou.

O Coronel ainda afirmou que é dever da CDL/BH, em razão de sua força como entidade de classe, cobrar ajustes na legislação, pois a PM tem feito o trabalho dela de prender os criminosos, mas há uma série de leis em favor dos marginais, com isso, eles não ficam muito tempo presos e voltam a cometer delitos. “Se os infratores cumprissem suas penas na totalidade e trabalhando, não teríamos que prender a mesma pessoa várias vezes”, disse.

Outro ponto em que o Coronel solicitou maior participação dos empresários foi sobre o plano de segurança para a Copa Fifa de 2014, para que não sofram as consequências do que houve no ano passado durante a Copa das Confederações, em que várias sedes de empresas foram depredadas, durante as manifestações. Segundo ele, não é possível ter dois planos de segurança para o evento, um para o Mineirão e os turistas que estarão aqui, e outro para o restante da cidade. Para ele, os empresários devem tomar conhecimento sobre o planejamento de segurança para a Copa e devem questionar se as medidas serão as mais adequadas para que seus estabelecimentos não sejam alvo de vândalos novamente, como houve na Copa das Confederações.

Dálcia de Oliveira

Comunicação e Marketing da CDL/BH