Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos

Apoio ao Comércio

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está lançando o Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos e quer contar com a participação do comércio e serviços da Capital na construção desse projeto. O superintendente da instituição, Vitor Valverde, esteve na CDL/BH nesta quinta-feira, 04 de dezembro, durante a reunião de seu Conselho Consultivo, para convidar os empresários para contribuir com a iniciativa.


 


O plano compreende a gestão ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos sólidos, conforme a Lei Federal 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo Valverde, os destinos da limpeza urbana na Capital dos próximos 20 anos estarão neste plano. “Temos que discutir muito bem agora como será esse plano e a participação do comércio é muito importante. Vamos definir nossas políticas e nossas normas legais. Contamos com a participação de todos pela internet seja com o envio de críticas ou sugestões”, afirmou.


 


Sobre o trabalho atual de limpeza urbana, Valverde destacou que os serviços de varrição no Centro, Pampulha e outros centros comerciais foram ampliados e que, a partir de 2015, as avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos também ganharão um reforço na limpeza: varrição seis vezes por semana, ao invés das duas que são realizadas atualmente.


 


Valente ainda destacou que realizará uma experiência piloto no Centro da Capital, com a instalação de contêineres para coleta seletiva de lixo e, se der certo, ampliará para outros centros comerciais. Para ele, é preciso ampliar a coleta seletiva em BH por meio de cooperativas que geram trabalho e renda. E é necessário defender uma política nacional para ampliação da reciclagem e aproveitamento dos resíduos gerados.


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH