Planejamento financeiro

Os diretores do CDL Jovem receberam lições sobre como viver bem com o dinheiro nesta quarta-feira(07),  com o palestrante e consultor financeiro, Erasmo Vieira, que esteve na sede da CDL/BH para ministrar uma palestra durante a reunião quinzenal do grupo.

Segundo Vieira, o dinheiro foi feito para ser gasto de forma equilibrada, garantindo nossa qualidade de vida. Ele apontou alguns erros que tem visto entre empreendedores, como:

– planos corporativos de celular que beneficiam a família inteira do sócio da empresa;

– as retiradas da empresa que desfalcam seu caixa para quitar gastos pessoais;

– as pessoas que gastam mais do que ganham e depois se tornam reféns dos juros;

– as pessoas que solicitam financiamentos em nome da empresa para aquisição de bens pessoais, como automóvel e casa.

O consultor aconselhou os participantes da palestra a se tornarem empresários pobres de empresas ricas e não o contrário, e afirmou que nem todo endividamento é negativo, desde que seja para gerar dinheiro, como um investimento na empresa, por exemplo.

Ele classifica as pessoas, de acordo com o modo como elas administram os ganhos:

Rico-pobre: é aquele que tem um bom patrimônio, mas não tem dinheiro, muito comum entre os aposentados.

Pobre-rico – é aquele que tem dinheiro, mas não sabe administrá-lo e está sempre endividado.

Pobre-pobre: é aquele que não importa se ele ganha R$500 ou R$5 mil, o dinheiro nunca é o suficiente para quitar as contas do mês.

Rico-rico: – é aquele que mesmo ganhando pouco, sabe gastar de forma que seu dinheiro até sobre.

De acordo com Vieira, ao realizarmos uma compra devemos nos fazer duas perguntas: O que vou comprar é necessário ou desejável? Tenho dinheiro para isso? Ele classifica 5 quilos de arroz, por exemplo, como algo necessário, pois alimenta muitas pessoas e tem um custo baixo, e uma pizza como algo desejável. Mas se tivermos dinheiro para comprarmos coisas desejáveis, sem dependermos do cartão de crédito ou cheque especial, devemos fazê-lo.